Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Re-twitter Aqui

Esteros

Fundador da EA afirma que consoles precisam de liberdade

Postado por Aldemir Alves às 15:40

Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts e hoje presidente da Digital Chocolate, afirmou no evento GamesBeat 2011 que os desenvolvedores de jogos estão muito dependentes das empresas fabricantes dos consoles e das "promessas de liberdade" dadas por elas.
"Eu acho que nós realmente tivemos a nossa Idade de Ouro quando o desenvolvimento de jogos usava disquetes em uma plataforma aberta livre, quando todos nós poderíamos fazer jogos como queríamos. Aí veio a Nintendo com o licenciamento de software e nós entramos em uma Idade Escura desde então", afirmou o executivo.
Ele compara os consoles atuais com a Web, que se configura em uma plataforma aberta e muito mais livre do que os videogames. "Olhe para aWorld Wide Web e como muitas grandes empresas têm sido construídas nessa plataforma aberta", continua Hawkins. "A Nintendo é uma empresa grande, surpreendente, mas quantas empresas foram construídas graças às plataformas da Nintendo nos últimos 25 anos?", comenta, questionando a forma como os jogos são produzidos atualmente nos principais consoles do mercado.
Ele afirma que a Electronic Arts só prosperou porque não deu atenção aBig N em seus primórdios e desenvolveu para o Sega Genesis, que possuía acordos comerciais diferentes. "Nós lutamos pela nossa liberdade. Nós não aceitamos o sistema feudal", completa.
Hawkins terminou sua palestra no evento com a afirmação de que "existe uma guerra sendo travada pelas fabricantes de consoles para se conquistar mais desenvolvedores" e que ganhará o que possuir esquemas mais livres.
No fim do ano passado, Hawkins afirmou que as plataformas de jogos serão cada vez mais abertas e que os games, no futuro, serão todos armazenados em nuvem

0 comentários:

Leave a Reply

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Total de visualizações de página

Seguidores

Arquivo do blog